O Brasil continua avançando com seu plano de entregar uma versão funcional de sua própria moeda digital do banco central (CBDC), o real digital, para o final de 2024. Segundo relatos, o banco central do país escolheu o Hyperledger Besu, um banco aberto -source, plataforma blockchain compatível com Ethereum , como base para executar a versão tokenizada do real digital.
Analistas locais acreditam que a compatibilidade com o Ethereum pode trazer uma série de terceiros para desenvolver aplicativos e serviços usando o real digital tokenizado, abrindo o campo de jogo econômico para mais concorrência. No entanto, isso também poderia minimizar o papel dos bancos na nova economia digital. Sobre isso, JC Bombardelli, CTO da startup de tecnologia educacional Gama Academy, afirmou:
Não acho que seja um aceno total para o mundo defi, porque isso significaria abrir mão de muitos controles que o banco central nunca gostaria de ter.
Outro motivo para a escolha do Hyperledger Besu seria sua origem de código aberto, que permitiria ao governo utilizá-lo sem ter que pagar por licenças.
Estrutura de dois níveis
Os testes, previstos para começar neste mês, incluirão apenas a versão tokenizada do real digital, destinada a diversas transações e emitida por bancos privados com depósitos como garantia.
A estrutura final do real digital incluirá um sistema de duas camadas, no qual a moeda real será administrada apenas por instituições autorizadas. Sobre isso, Fabio Araujo, coordenador dos projetos reais digitais do Banco Central do Brasil, afirmou:
O marco regulatório será o atual para evitar assimetrias em relação ao que existe hoje. O real digital servirá mais para transações interbancárias e o real tokenizado será uma espécie de stablecoin emitida pelos bancos.
A estrutura real digital permite que os bancos mantenham suas funções no sistema e responde a uma série de preocupações de privacidade e compliance. No entanto, outros CBDCs, como o yuan digital chinês, entregam a moeda real a seus usuários e podem ser usados diretamente para fazer e receber pagamentos por meio de uma carteira digital.
Fonte: news.bitcoin